Uma empresa de bem com o meio ambiente

Uma das maiores preocupações do século XXI é com a preservação da natureza e dos recursos naturais. O progresso do homem, infelizmente, está atrelado ao desrespeito ao meio ambiente. Porém, muitas empresas têm investido em medidas para reverter este quadro e manter a biodiversidade do local em que está inserida. Com a Valdemóveis, isso não é diferente. Afinal, desde 2007, a empresa aplica ações sustentáveis, voltadas para o reaproveitamento e a destinação correta dos materiais utilizados na fabricação dos móveis. 

O MDF e o aglomerado, partidos em tamanhos pequenos, por exemplo, são utilizados na fabricação de partes menores dos móveis. A fita pet, que amarra os fardos de MDF e aglomerado, são reaproveitados para a confecção de peneiras. Material metálico, plástico e papel são acomodados em um depósito destinado especialmente para este tipo de resíduo. 

Por meio da parceria entre a Valdemóveis e empresas terceirizadas, é feita a reciclagem - ou regeneração- de outros resíduos como: acetona, tiner, verniz, tintas e pintura. Outra empresa cuida da coleta de resíduos provenientes de serragem e madeira.

Itens contaminados, que por sua vez não podem ser reutilizados, a Valdemóveis cuida para que seu destino não chegue até a natureza. Assim, panos, plásticos, borra de verniz, fita pet, lâmpadas, filtro da cabine de verniz, lixo comum, isopor, EPIs e uniformes, nas condições citadas, são incinerados. 

A rede de esgoto que atende a fábrica da Valdemóveis passa constantemente por tratamento. Através da Engequisa, empresa terceirizada, o controle do esgoto é feito por meio do sistema anaeróbico, ou seja, todo o processo de descontaminação da água é feito por bactérias, não utilizando nenhum tipo de produto químico, dessa forma evitando a contaminação de rios e afluentes.